Rate:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars 17 vote(s)
Loading ... Loading ...
7 Comments

In this podcast Ricardo explains what are lessons learned and the benefits that we can reap by documenting all relevant project information. He also shows how to document the lessons learned and the resources that can be used in the documentation. This podcast was recorded only in Brazilian Portuguese. The link below is for the Brazilian Portuguese version.

 
[6:30m] Download

(This podcast is also avaiable in Brazilian Portuguese. Listen to the Portuguese version)

Generate PDU Report

  1. Abraão Dahis says:

    Grande Ricardo,

    Precisava te dar parabéns pelo seu ultimo podcast “Licoes Aprendidas”. Acabei de ouví-lo e adorei!
    Me fez ver como posso ser flexível quanto a documentação para o futuro, e ainda, sua abordagem sobre a influência da crise no Brasil de hoje, em razão das licões que o governo e os bancos aprenderam no passado foi magnífica. Sinceramente não havia pensado sob este ponto de vista e, vejo que você tem toda a razão.

    Valeu novamente.
    Abraços

    Abraão Dahis
    Espaço e Expressão
    http://www.espacoeexpressao.com.br

  2. Katiani Cordeiro Jantsch says:

    Parabéns pelo conteúdo excelente deste podcast!

    Estou estudando justamente isto e estou procurando aplicar de forma bem prática as lições aprendidas no encerramento dos projetos e posso afirmar que já têm dado muitos frutos bons. A melhoria contínua têm ocorrido graças as colocações registradas nas reuniões de Lições Aprendidas.

    Valeu!
    Abraço

  3. Adriano de Oliveira says:

    Prezado Ricardo Vargas;

    Sou aluno do curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos na FATEC/SP e gostaria de desenvolver a minha monografia com o tema referente às Lições Aprendidas utilizada como ferramenta para melhoria contínua no Gerenciamento de Projetos, e apresentar um modelo para o armazenamento de informações(simples e aplicável para empresa de pequeno e médio porte).

    Gostaria de saber se você poderia indicar algum material que fale sobre este assunto(livro, artigo, etc.) para que eu possa estudar e utilizar na minha monografia.

    Obrigado pela atenção.

    Adriano de Oliveira

    • Paulo Silva says:

      Caro Adriano de Oliveira,

      Sou estudante de uma Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos, e minha ideia de trabalho final do curso é muito parecida com a sua. Criar um sistema para cadastro voluntário de Lições Aprendidas em Projetos.

      Gostaria de saber se é possivel trocarmos informações sobre esse tema, com intuito de me ajudar a elaborar meu TCC. Informo que meu trabalho é para fins acadêmicos e não comerciais.

      O seu trabalho foi concluído?

      Aguardo retorno,

      Paulo Silva

  4. Isabel Cristina says:

    Caro Ricardo:
    Simples, objetivo, acessível…A sua Fala já traduz o como realizar os registros das lições aprendidas e coloca pessoas não tão afeitas às práticas de GP mais confortáveis em relação ao que é necessário fazer para documentar, contribuindo assim para o banco de dados da sua Instituição.
    Muito grata,
    Isabel

  5. Cristiane Leite Gonçalves says:

    Terei que em breve que coordenar um processo de coleta de lições aprendidas de um projeto, e tambem estou ajudando a implantar esse processo em uma equipe. O que mais me preocupa nesse processo não é gerar ou facilitar ou implantar o processo em si, mas incentivar os participantes ou ter colaboração desses profissionais em repassar o seu conhecimento em relação as lições aprendidas ou boas práticas que cada um identificou. As pessoas hoje estão muito preocupadas em executar, e não em tirar um tempo para pensar em lições aprendidas ou boas práticas que estao sendo aplicadas no seu dia a dia. Muito difícil encontrar profissionais que tem perfil em compartilhar informação, identificar melhores praticas e até em compartilhar o que ele esta aplicando em boa pratica. É mais comum ver individualistas, eles querem fazer bonito para o chefe. O que falta muitas vezes para mudar esse cenário é incentivo dos líderes e processos em fazer com que esses profissionais tenham esse perfil em registrar lições aprendidas e boas práticas. Não como regra, mas como incentivo. Sempre quando identifico algo que é bom para aplicar para equipe, tanto o erro ou o acerto, estou empenhada em compartilhar, mas percebo que sou uma minoria.

Leave your comment ( * Required fields )

Disclaimer
We reserve the right to exclude any comment with offensive, pejorative, promotional or out of the context content. Read the full disclaimer.