Rate:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars 25 vote(s)
Loading ... Loading ...
22 Comments

This week Ricardo introduces one of the most requested themes for podcasts, talking about agile project management and Scrum. First of a series of 2 podcasts about the subject. He had an initial contact with Agile and Scrum and tries in this podcast to talk a little more about how Agile and Scrum work. It is important to emphasize that Ricardo is not an specialist in this subject. The objective of this podcast is to introduce to non specialists in Agile and Scrum the main concepts involved in the technique. He also perpetrate a small error in the podcast when he affirms that the term Scrum is from the American Football. The correct definition of Scrum is from the Rugby game.

 
[9:20m] Download

(This podcast is also avaiable in Brazilian Portuguese. Listen to the Portuguese version)

Generate PDU Report

  1. Como ouvinte semanal de seus podcast’s, mais uma vez venho parabenizar esse excelente five minutes sobre scrum que vem para desmistificar essa polarização entre modelos de gestão.
    Estou no aguardo do 2 of 2. Aproveito para elogiar também seu novo site que ficou ótimo e fiquei muito feliz em perceber que existe uma versão em inglês do site e dos podcast’s. O que é bom para treinar uma língua tão necessária.
    Valeu e um abraço.
    Frederico Moura

  2. Rose Pederneiras says:

    Gostaria de registrar a importância da publicação dos “Popular Tags”, onde podem agregar valor em conteúdos específicos da matéria. Ainda não consegui acessá-los mas acredito ser um item em desenvolvimento.
    E parabenizo pela qualidade do novo website.
    Abraços,
    Rose Pederneiras

    • rvargas says:

      Rose

      Obrigado pelos comentários. O popular tags está funcionando normalmente. Ele foi implementado junto com o site original. Pode ser que vc esteja tendo dificuldades pq fomos surpreendidos com a quantidade de acessos. Foram mais de 15000 somente ontem. Por isso o site está instável. Pretendemos normalizar ainda essa semana.

  3. Grande Ricardo,

    Parabéns pelo trabalho.

    Tenho apenas uma consideração a fazer. O termo Scrum veio, originalmente, do Rugby e não do Futebol Americano.

    Abraços,

    Rodrigo

  4. Olá Ricardo!

    Muito interessante este post. Realmente há uma grande confusão entre os adeptos das práticas do PMI e do Agile. Não vejo as duas abordagens como concorrentes, muito pelo contrário, uma complementa a outra. Eu mesmo sou PMP e ScrumMaster.

    Gostaria de ressaltar o trabalho de dois consultores que abordaram este assunto, o Alexandre Magno que palestrou ano passado no Falando em Agile sobre “Scrum em ambientes PMBok. Qual caminho a ser seguido?”, e também, a Michele Sliger, que publicou o livro “The Software Project Manager’s Bridge to Agility”, onde ela relaciona as 9 áreas de conhecimento do PMBok com o Agile.

    Abraços,
    Henrique

  5. Elidio Mendes Jr says:

    Ricardo,
    Acompanho sempre os podcasts e o tema dessa semana realmente é muito interessante.
    Ouço sempre colegas questionando as praticas sugeridas pelo PMBOK x metodologias ágeis.
    E parabéns pelo novo site.
    Ficou muito bom, com um visual clean e com ótimo material.
    Um abraço.
    Elidio Mendes Jr.

  6. Ricardo,

    Ser ágil não se trata de velocidade, se trata sobre ser enxuto. Ou seja imagina algo que tem muita massa, pode ganhar extrema velocidade e ser muito rápido, porem terá muita inercia e terá dificuldade de mudar de direção.

    Para poder ser ágil e flexível será necessário abaixar a massa, e isto a gente faz em Scrum usando o conceito de One Piece Flow (criar um fluxo de produção de uma única peça) por exemplo se faz fluir um único requisito funcional desde o detalhamento ate o teste funcional no menor tempo possível, fazendo que toda a equipe se concentre na menor quantidade possível para abaixar o estoque de trabalho em progresso (um conceito de Lean – Toyota – Just in Time) para poder responder a mudanças sem stresse.

    Como ficou muito grande a resposta acabei te respondendo num post em http://blog.teamware.com.br

    Abraços,
    Juan.

  7. rvargas says:

    Amigos e ouvintes

    Eu recebi alguns feedbacks sobre o podcast dessa semana e gostaria de esclarecer alguns pontos.

    O 5 Minutes PM Podcast tem como concepção ser um podcast de 5 minutos apenas. Ele é realmente superficial e expressa exclusivamente a minha opiniao sobre um determinado assunto.

    Seu o objetivo dele e dar uma IDÉIA sobre um assunto em no maximo 5 minutos.

    Ele não eh uma aula e não substitui nenhum tipo de formalidade de sala de aula ou livros. Por isso, às vezes ele pode parecer superficial, mas o seu objetivo é instigar as pessoas a buscarem mais informações, como é o caso dessa semana.

    Eu sugiro fortemente que todos visitem o site da Scrum Alliance (www.scrumalliance.org). Eles tem feito um trabalho ultra sério e perfeito na promoção da idéia de transformar o mundo do trabalho.

    Outro detalhe importante é que, uma vez publicado, eu não escuto mais o podcast nem faço alterações nele. O motivo é que eu sou muito perfeccionista. Se eu ouvir eu não deixo ir para o ar.

    Por exemplo, eu errei ao dizer que Scrum era do futebol americano… Na verdade é do Ruggby. Assumi esse erro e agradeço imensamente a todos que me avisaram. Nunca mais vou esquecer.

    Um grande abraço a todos e muito obrigado pelos inúmeros feedbacks.

  8. Alexandre Magno says:

    Oi Ricardo!

    Primeiramente gostaria de parabenizar a sua iniciativa de “falar sobre o assunto Scrum”, isso mostra a sua abertura para discutir e aprender sobre o assunto, o que é muito importante.

    Sei que 5 minutos é um espaço extremamente limitado, mas existe muito mais em Scrum e Agile do que apenas “ser mais rápido”. Não deixe em uma próxima oportunidade de falar sobre os valores defendidos pelos métodos ágeis, isso é muito importante. Lógico, eu poderia citar mais n coisas aqui que poderiam ter sido abordada…mas…5 minutos não dá para muito, eu sei.

    Um abraço.

  9. Rogerio Chaves says:

    Ricardo,
    Acho que voce deveria se aprofundar melhor no tema e mostrar algumas coisas de maior valor que o SCRUM pode dar às empresas. Nao acho que deveria ter se focado na forma de se trabalhar em SCRUM e sim nao otimizacao do trabalho que ele propicia.
    Mas enfim, parabens pela sua iniciativa e atitude. Voce só engrandece o GP em geral com a sua inovacao

    Abçs, Rogério Chaves.

  10. Oi Rogerio

    Valeu demais pelo feedback. Só para vc saber eu pretendo fazer o curso e “quem sabe” a certificação no segundo semestre / primeiro semestre de 2010. Esteja certo de que quando isso acontecer eu terei imenso prazer em publicar mais vários podcasts abordando peculiaridades do Scrum. Nesse momento o objetivo foi lançar o tema. Semana que vem eu falo de Agile e PMBOK. Também serão as minhas impressões, mas pretendo pelo menos dar a oportunidade de um contato inicial preliminar para quem não conhece. Abraços.

  11. Eduardo Carboni Tardelli says:

    Ricardo,

    Excelente iniciativa…Sou certificado PMP desde 2005 e Certified Scrum Master desde Janeiro desde ano, inclusive fiz o curso de SCRUM com o Alexandre Magno. Trabalho com a metodologia PMI a alguns anos e somente em Janeiro deste ano comecei a trabalhar intensamente com o SCRUM no ambiente de trabalho…o que faço aqui na empresa para gerir os projetos é me utilizar do SCRUM e complementar com “pinceladas” do PMI, ou seja, acrescento Project Charter, WBS, cronograma, plano de risco, etc…enfim…conforme a necessidade do projeto. Até o momento, tem dado sucesso! Parabéns mais uma vez pela iniciativa.

  12. Alex Kuhnen says:

    Ola Ricardo,

    Fui teu aluno na turma GP3 da FGV aqui de Floripa e um dia no final da aula pergutei qual seria a tua opinião sobre as metodologias ágeis e você falou que não poderia emitir nenhuma por não conhecer o assunto. Fico muito feliz em poder ver essa tua iniciativa, pois na minha opinião se perde muito mais quando se tenta seguir apenas metodologia Agile ou apenas PMI. O PMBoK tem ótimas práticas que podem agregar muito a um projeto Agile. Claro, isso na minha visão.

    Um abraço!

  13. Daniel de Amaral says:

    Olá Ricardo, deixo como recomendação a leitura dos seguintes livros:

    – Agile Project Management: Creating Innovative Products. (Jim Highsmith).
    – Agile Project Management: How to Succeed in the Face of Changing Project Requirements (Gary Chin).
    – The Software Project Managers Bridge to Agility (Michele Sliger; Stacia Broderick).

    Todos tratam de forma muito interessante o conceito do gerenciamento ágil de projetos. O último, inclusive, aventura-se em ligar os processos do PMBoK com as práticas do gerenciamento de projetos frente a utilização de metodologias ágies de desenvolvimento de software.

    Minha monografia de graduação (qual estou acabando neste exato instante, trata exatamente deste tema – o gerenciamento ágil de projetos). Coincidência não?

    Grande abraço.

    • Hebert Vitor says:

      Bom dia Daniel.

      Li seu comentário, onde você disse que estava terminando sua monografia de graduação sobre APM. Estou terminando também o curso de Ciência da Computação, e minha monografia será uma comparação entre PMBOK e APM. Estou nesse momento levantando meu referencial bibliográfico, e toda ajuda seria bem vinda.

      Se conhece algum material, ou tem bons pdf’s, ficaria grato se pudesse compartilhá-los.

      Agradeço desde já.

      Hebert

  14. [...] de ouvir o podcast de Ricardo Vargas, Chairman do PMI, sobre Agile Project Management ficou claro que será necessario um trabalho grande para continuar desmistificando Scrum e Agile, [...]

  15. [...] Gerenciamento Ágil de Projetos e Scrum 1 de 2 – Ricardo Vargas (Ricardo Vargas); [...]

  16. Rafael Ramos says:

    Ricardo,

    Excelente iniciativa sua ao falar sobre o SCRUM. Estou com o Alexandre Magno. Acredito que esse tema poderia render alguns outros podcasts.

    Um grande abraço e deixo um convite para visitar meu blog Conhecimento e TI http://conhecimentoeti.blogspot.com .

  17. Fernando Silva says:

    Essa discussão é realmente interessante, mas ainda acredito que projetos grandes com clientes exigentes, vão exigir mais documentação, procedimentos and so on…agora para tratar alterações em um sistema em operação, vejo o scrum como a melhor opção, ainda mais quando usado em conjunto com ferramentas de gestão, como por exemplo o Redmine (www.redmine.org)

    Excelente site Ricardo, muitas informações úteis!

    Abraço,
    Fernando Silva

  18. [...] um longo “namoro” que incluiu a criação de um grupo de estudo e declarações de pessoas influentes do PMI sobre Agile e [...]

Leave your comment ( * Required fields )

Disclaimer
We reserve the right to exclude any comment with offensive, pejorative, promotional or out of the context content. Read the full disclaimer.